"Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar,
ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra,
do conselho, da minha sinalização."

Walmir Monteiro - Psicólogo.

Alunos da Graduação em Psicologia Unime. Itabuna - Bahia.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Internet como fonte de pesquisa cientifica.


Por Carlos Andrade Júnior e Pollyana de Novaes.


A Internet, rede mundial de computadores é hoje uma indispensável fonte de pesquisa para os diversos campos de conhecimento. Isso representa um acervo extraordinário de dados colocados à disposição de todos os interessados, e, que pode ser acessado com muita facilidade. Consequência da sofisticação dos recursos tecnológicos operacionais, informacionais e comunicacionais.
Assim, o objetivo geral é verificar a adequação dessas pesquisas e a sua fundamentação nessa Internet que se tornou uma larga infra-estrutura de informação.
Por ter crescido como sistema dados, também se estabeleceu uma gama de falsas informações. Aí se faz necessário à busca de um rigor maior no padrão de conteúdo de pesquisa. Apesar das correntes discussões sobre a confiabilidade das fontes disponíveis na rede, é possível utilizá-la como uma fonte confiável mesmo fora dos muros das Universidades.
A Internet modificou os métodos da pesquisa acadêmica, tanto por ser um meio facilitador da comunicação entre os pesquisadores, quanto pelo fato de disponibilizar o acesso gratuito a diversas fontes, que antes só poderiam ser acessadas em bibliotecas ou revistas científicas. O que antes era feito por meio do correio, protegido por códigos e anagramas, hoje é feito pelo e-mail e pelos grupos de discussão."A prática da comunicação entre os pesquisadores sempre existiu, só que agora ela se faz pela Internet", afirma Pinheiro."Na rede, o que é comunicação também passa informação. O que se trabalha em comunicação científica por meio da comunicação informal é à busca de contato com outros pesquisadores da sua área".


2. O que se pode pesquisar na Internet?



De maior interesse acadêmico são os endereços das Bibliotecas das grandes universidades, que colocam à disposição assim, informações de fontes bibliográficas seguras, a partir de seus acervos documentais.
         Para copiar resultado relevante numa busca pela Internet, basta constatar se a fonte de pesquisa tem bibliografia e localizá-la nos bancos de dados das grandes universidades, como a USP, que tem um sistema integrado de bancos de dados de Pesquisas Científicas, que permite uma busca e consulta de seu acervo (www. Usp.br).
         Através da Internet foram interligadas muitas formas de pesquisa, mas ainda há um caminho a percorrer na validação de informações e fontes seguras, que permitam ao estudante a segurança. A comodidade é uma faca de dois gumes, pode permitir também a formatação de um trabalho já copiado lançado na rede, por isso o critério deve ter um maior rigor da parte dos professores e das instituições acadêmicas, para checar essas informações e suas conclusões.

Seguidores

Quem sou eu

Somos graduandos do 1° semestre de Psicologia da Unime em Itabuna-Ba .