"Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar,
ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra,
do conselho, da minha sinalização."

Walmir Monteiro - Psicólogo.

Alunos da Graduação em Psicologia Unime. Itabuna - Bahia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pesquisa Bibliográfica, Descritiva e Experimental



Por Gisele Ferraz e Nadielle Andrade.

O intuito do presente trabalho visa explanar sobre a pesquisa bibliográfica, descritiva e experimental, com o propósito de elucidar e ampliar o conhecimento sobre o assunto sugerido. Sendo assim, serão abordados os conceitos e definições.

Efetuar uma pesquisa bibliográfica faz parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores, sendo, pois tarefa que impulsiona o aprendizado. Tem por objetivo principal conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado assunto.

Já a pesquisa descritiva tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos sem, entretanto, entrar no mérito de seu conteúdo. Na pesquisa descritiva não há interferência do investigador, que apenas procura perceber, com o necessário cuidado, a frequência com que o fenômeno acontece.

A pesquisa experimental, de um modo geral, representa o melhor exemplo de pesquisa cientifica e dá-se por tentativa e erro podendo ser desempenhada em qualquer ambiente. Para se realizar uma pesquisa experimental é necessário contemplar tais aspectos: o pesquisador precisa manipular ao menos umas das características dos elementos estudados, inclusive criando um grupo de controle, necessita introduzir um ou mais controles na situação experimental e fazer a distribuição aleatória.

Podemos observar que a pesquisa bibliográfica geralmente faz parte da pesquisa descritiva ou experimental, com o intuito de recolher informações e conhecimentos prévios acerca de um problema para o qual se procura resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Somos graduandos do 1° semestre de Psicologia da Unime em Itabuna-Ba .