"Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar,
ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra,
do conselho, da minha sinalização."

Walmir Monteiro - Psicólogo.

Alunos da Graduação em Psicologia Unime. Itabuna - Bahia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PESQUISAS CIENTÍFICAS



Por Simone Batista


Pesquisa qualitativa A pesquisa tem o ambiente como fonte direta dos dados. O pesquisador mantém contato direto com o ambiente e objeto de estudo em questão necessitando um trabalho mais intensivo de campo. Neste caso, as questões são estudadas no ambiente em que eles se apresentam sem qualquer manipulação intencional do pesquisador.
Pesquisa quantitativa - Está relacionado ao emprego de recursos e técnicas estatísticas que visem quantificar os dados coletados.
Pesquisa etnográfica - Visa compreender, os processos do dia-a-dia em suas diversas modalidades. Aplica métodos e técnicas compatíveis com a abordagem qualitativa.
Pesquisa participante - O pesquisador participa, de forma sistemática e permanente, ao longo do tempo da pesquisa, das suas atividades. 
Pesquisa ação -  A pesquisa de ação, além de compreender, visa intervir na situação, com vistas a modificá-las.
Estudo de caso - Esstudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento. É recomendável nas fases iniciais de uma investigação sobre temas complexos, auxiliando a construção de hipóteses ou reformulação do problema.
Análise de conteúdo - É uma metodologia de tratamento de analise de informações constantes de um documento, sob forma de discurso, pronunciado em diferentes linguagens: escrito, orais, imagens e gestos.
Pesquisa bibliográfica - É aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. 
Pesquisa documental - Quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. As fontes, consideradas documentais, podem ser documentos conservados em arquivos de órgãos públicos e instituições privadas, tais como: associações científicas, igrejas, sindicatos etc.
Pesquisa experimental - Toma o próprio objeto em sua concretude como fonte e o coloca em condições técnicas de observação e manipulação experimental nas bancadas e pranchetas de um laboratório, onde são criadas condições adequadas para seu tratamento.
Pesquisa de campo - O objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente próprio. A coleta dos dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção e manuseio por parte do pesquisador. Abrange desde os levantamentos, até estudos mais analíticos.
Objetivos:
 
Pesquisa exploratória - Busca levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto.
Pesquisa explicativa - É aquela que, além de registrar e analisar os fenômenos estudados, busca identificar suas causas, seja através da aplicação do método experimental/matemático.
Observação direta intensiva (Observação, entrevista, história da vida,  em grupo).
Observação direta extensiva (questionário, formulário, medidas de opinião e de atitudes, análise de conteúdo, testes, pesquisa de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Somos graduandos do 1° semestre de Psicologia da Unime em Itabuna-Ba .