Por Simone Batista
  Pesquisa qualitativa -   A pesquisa tem o ambiente como fonte direta dos dados. O pesquisador mantém contato direto com o ambiente e objeto de estudo em questão necessitando um trabalho mais intensivo de campo. Neste caso, as questões são estudadas no ambiente em que eles se apresentam sem qualquer manipulação intencional do pesquisador.
Pesquisa quantitativa -  Está relacionado ao emprego de recursos e técnicas estatísticas que visem quantificar os dados coletados.
Pesquisa etnográfica -  Visa compreender, os processos do dia-a-dia em suas diversas modalidades. Aplica métodos e técnicas compatíveis com a abordagem qualitativa.
Pesquisa participante - 
Pesquisa ação -  A pesquisa de ação, além de compreender, visa intervir na situação, com vistas a modificá-las.
Estudo de caso - 
 Análise de conteúdo -  É uma metodologia de tratamento de analise de informações constantes de um documento, sob forma de discurso, pronunciado em diferentes linguagens: escrito, orais, imagens e gestos.
Pesquisa bibliográfica -
Pesquisa documental
Pesquisa experimental -  Toma o próprio objeto em sua concretude como fonte e o coloca em condições técnicas de observação e manipulação experimental nas bancadas e pranchetas de um laboratório, onde são criadas condições adequadas para seu tratamento. 
Pesquisa de campo -  O objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente próprio. A coleta dos dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção e manuseio por parte do pesquisador. Abrange desde os levantamentos, até estudos mais analíticos.
Objetivos:
Pesquisa exploratória -  Busca levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto.
Pesquisa explicativa -  É aquela que, além de registrar e analisar os fenômenos estudados, busca identificar suas causas, seja através da aplicação do método experimental/matemático.
Observação direta intensiva (Observação, entrevista, história da vida,  em grupo).
Observação direta extensiva (questionário, formulário, medidas de opinião e de atitudes, análise de conteúdo, testes, pesquisa de mercado.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário