"Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar,
ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra,
do conselho, da minha sinalização."

Walmir Monteiro - Psicólogo.

Alunos da Graduação em Psicologia Unime. Itabuna - Bahia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Relatório de Pesquisa



Por Rafael Muniz e Isabela Silva
 

O Relatório de Pesquisa é um documento que mostra como o projeto foi executado, que dados foram coletados e como esses dados foram analisados e que resultados podem extrair deles. O relatório de pesquisa segue uma seqüência metodológica: Introdução – Compilação de dados – Análise e Interpretação dos dados.
A primeira parte do relatório de pesquisa é a Introdução – espaço em que se faz a recapitulação, com regra, um resumo do projeto original, seus objetivos, sua metodologia, suas justificativas e endereçam-se as alterações que se fazem necessária para que a pesquisa possa ser realizada.
A segunda parte – Compilação de dados: deverá trazer os resultados alcançados, sendo necessário e preciso não apenas apresenta-los, mas principalmente ilustra-los (por meio de exemplos) e organiza-los (em tabelas e gráficos).
A terceira parte – Análise e Interpretação dos Dados: nessa etapa será preciso compará-los a outros dados e buscar regularidades internas, além do mais, é importante contrastemos o resultado da nossa pesquisa com os resultados obtidos por outros pesquisadores. Essa comparação é muito importante se quisermos, mais tarde, publicar os nossos resultados. Além da análise e interpretação dos dados, é importante interpretar e investigar a validade dos resultados observados, para que a representatividade da pesquisa seja de validade cientifica.

É importante observar, que no relatório de pesquisa, é praxe reconhecemos as limitações da investigação e identificamos as perspectivas de trabalho futuro. Além do mais, o relatório deverá servir de ponto de partida para outros projetos de pesquisa, aproveitando a experiência já ocorrida, evitando alguns dos erros e quem sabe, chegar a resultados mais consistentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Somos graduandos do 1° semestre de Psicologia da Unime em Itabuna-Ba .