Por Evele Almeida e Silveria Nunes.
Deixamos neste trabalho sugestões para procedimentos na apresentação de trabalhos técnico-científicos.
Técnicas cientificas caracteriza-se por a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas.
Relatório técnico-científico: É o documento original pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda o registro permanente das informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises.
Fase de um relatório: Geralmente a elaboração do relatório passa pelas seguintes fases:
a) plano inicial: determinação da origem, preparação do relatório e do programa de seu desenvolvimento;
b) coleta e organização do material: durante a execução do trabalho, é feita a coleta, a ordenação e o armazenamento do material necessário ao desenvolvimento do relatório.
c) redação: recomenda-se uma revisão crítica do relatório.
Estrutura do relatório técnico-científico:Os relatórios técnico-científicos constituem-se dos seguintes elementos:
Capa, folha de rosto, sumário, resumo, texto, referências bibliográficas
Apresentação gráfica
Modo de organização física e visual de um trabalho, levando-se em consideração, entre outros aspectos, estrutura, formatos, uso de tipos e paginação.
Negrito, grifo ou itálico.
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