"Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar,
ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra,
do conselho, da minha sinalização."

Walmir Monteiro - Psicólogo.

Alunos da Graduação em Psicologia Unime. Itabuna - Bahia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA


 Por MARCELO PEREIRA DE MOURA &  VIVIAN MARCELLA.


Conceito: Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pelas ciências.

Objetivos: Os cientistas pesquisam com o intuito de promover o avanço da ciência para a humanidade. Já as pesquisas científicas realizadas pelos acadêmicos têm o caráter de redescoberta e conquista para si mesmo. Os estudantes universitários treinam passos no caminho da ciência, devem não só embuir-se do espírito científico, da mentalidade científica, mas também se instrumentar e habilitar-se a trabalhar com critérios da ciência.

Classificação: Podemos dividir a pesquisa científica em três tipos distintos.

a) Pesquisa de Campo: Muito usada em Sociologia, Psicologia, Política, Economia e a Antropologia. Consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente relevantes para análises posteriores.
b) Pesquisa de laboratório: Muito usada em física, química, biologia, nas ciências naturais. Permite que um pesquisador reitere, provoque e produza fenômenos em condições de controle. Experimentar, ou realizar experimentos, significa exercer positivo controle sobre as condições presumivelmente relevantes, relativamente a um determinado evento.
c) Pesquisa bibliográfica: Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, ou como uma atividade exploratória, ou para estabelecer o estado de conhecimento sobre o tema, ou para justificar os objetivos e contribuições da própria pesquisa.

2) Conceito

Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre um determinado assunto. Pesquisa bibliográfica consiste no exame desse manancial, para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto que assumimos como tema de pesquisa científica. Chamamos de fontes os textos originais, ou textos de primeira mão sobre determinado assunto.

3) Fases da pesquisa de bibliográfica

a) Escolha do assunto: Para escolher o assunto o pesquisador deve ter em vista suas tendências e preferências pessoais, aptidão, tempo, recursos materiais e também deve pensar na relevância do assunto. Constituem-se fontes de assuntos a vivência do próprio pesquisador, as polêmicas e a reflexão. Tão importante quanto a escolha do assunto é sua delimitação. Somente um tema bem delimitado pode ser objeto de uma pesquisa científica. Sugerimos delimitar o assunto a partir de uma leitura exploratória, da determinação da extensão do sujeito e do objeto e da determinação de objetivos.

b) Documentação: Documentação, em pesquisa bibliográfica, é o acervo de textos decisivos para o esclarecimento ou demonstração do problema escolhido como tema pelo pesquisador. A leitura deve ser feita com um propósito de coletar material para resolver determinado problema, deve ser criteriosa e seletiva.
Em primeiro lugar deve-se elaborar um levantamento bibliográfico completo ou o mais completo possível. Para tanto, o pesquisador deverá consultar catálogos, anuários bibliográficos, repertórios bibliográficos gerais e especializados. O pesquisador deverá lançar em fichas cada livro, artigo, documento ou texto relevante a sua pesquisa, mencionando o autor, o título da obra, a seção, o capítulo do livro que interessa mais diretamente (caso não seja livro todo), o número da edição, local e data da edição, nome da editora, data da edição, como no exemplo abaixo:
Elaborado o fichário bibliográfico o mais completo possível, passemos então o plano de leitura: Inicie a leitura e o fichamento pelas obras mais gerais e atuais e depois para as mais específicas e antigas, deixe as fontes para o final.
Devemos então, ler com um propósito definido, isto é, tendo em mente os objetivos da pesquisa. Deve-se fichar, com critério, as passagens mais significativas para demonstração de seu tema. Há duas hipóteses a considerar:
1a. quando documento, texto do livro não é de propriedade do pesquisador: Nestes casos deve-se transcrever se realmente as passagens mais relevantes, nas quais devem constar os seguintes elementos: título e subtítulo no alto à esquerda, indicação bibliográfica completa logo abaixo, com a indicação da página ou das páginas onde se extraiu os textos e a seguir o texto entre aspas.
2a. quando texto pesquisado de propriedade do pesquisador. Pode-se elaborar fichas de simples indicação de passagens, como fichas de resumos pessoais, para manuseio posterior em transcrição direta por ocasião da redação final do trabalho.
Além do registro de passagens importantes em fichas de documentação, o pesquisador deve ir elaborando seu fichário de síntese pessoais, de crítica da documentação, de confrontos e de possíveis lacunas.
c)Trabalho com as fichas e projetos definitivos
Impossível construir algo sem material, entretanto, não basta acumula-lo, é necessário conferi-lo, reestudá-lo e selecioná-lo:
1º) Reler o material na linha das idéias principais e dos pormenores importantes;
2º) Programar novas pesquisas para cobrir lacunas ou para solucionar incoerências;
3º) No caso de repetições, selecionar o mais representativo;
4º) Procurar contatos com professores e especialistas;
5º) Verificar se os objetivos foram atingidos;
6º) Montar projeto definitivo;
7º) Examinar formas de recursos para focalizar aspectos, de modo a tornar clara redação final do texto;
8º) Deixar o rascunho geral e todo o material em perfeita ordem para redação final.

1) Capa
2) Folha de rosto
3) Dedicatória
4) Agradecimentos
5) Epígrafe
6) Resumo
7) Sumário
8) Listas
9) Texto
a) Introdução
b) Desenvolvimento
c) Conclusão
10) Referências bibliográficas
11) Anexos ou Apêndices

d) Redação Final
O pesquisador deve ter nesta fase: o fichário bibliográfico, de documentação, de anotações pessoais e o rascunho geral. De posse desses recursos o pesquisador deve redigir sua pesquisa se orientando pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

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