"Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar,
ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra,
do conselho, da minha sinalização."

Walmir Monteiro - Psicólogo.

Alunos da Graduação em Psicologia Unime. Itabuna - Bahia.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Processo de Pesquisa em Psicologia


Por Maria da Conceição Caíres e Valéria Rihan


A pesquisa em Psicologia, apesar de se propor a estudar, fenômenos não diretamente observáveis, tais como: pensamentos, sentimentos, vivências, estados emocionais, níveis de inteligência e outros, que estão inseridos dentro do comportamento humano, também atende a todos os critérios da ciência, isto é, baseia suas conclusões em dados objetivos. Assim, como em toda ciência, a pesquisa em psicologia, utiliza-se de métodos científicos rigorosos, procurando entender, descrever e explicar os problemas relacionados ao comportamento humano.
A pesquisa em Psicologia vem se desenvolvendo na base de estudos sérios, de métodos que exigem observação e experimentação cuidadosamente controlada e analisada. Os pesquisadores registram informações obtidas, de maneira acurada e imparcial a partir de várias formas de investigação, nos mais diversos tipos de estudo, e nas mais diferentes fontes de abordagem para coletar dados.
Cada vez mais, pesquisadores de outras disciplinas estão unindo forças com os psicólogos para criar novas abordagens que irá contribuir para os estudos da neurociência e ciência cognitiva, psicologia evolucionista e psicologia cultural. Uma investigação científica nas diversas áreas da Psicologia, como a clínica, educacional, jurídica, publicitária, hospitalar, organizacional, esportiva, e social, segue o mesmo padrão sistemático, cujas vantagens são a clareza na comunicação e sua relativa intolerância a erros.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pensei que esse trabalho fosse o de Polly!!
    Adivinha o pq!?
    haushaush

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Somos graduandos do 1° semestre de Psicologia da Unime em Itabuna-Ba .